22 de junho

GDF - Administrações Regionais
22/03/19 às 17h10 - Atualizado em 22/03/19 às 17h14

22 de março: hoje é o Dia Mundial da Água

COMPARTILHAR

Não é somente no dia 22 de março que devemos falar sobre a preservação da água. Nos outros dias do ano também, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.

Por isso, hoje (22 de março) reforçamos a importância dos cuidados com nosso bem precioso para o futuro do planeta, dos investimentos em tecnologias que possibilitam reutilizar águas residuais para determinados fins. Nosso compromisso é com todos que utilizam a água como fonte de energia, seja para consumo próprio, matéria prima ou um benefício ao meio em que vivemos.

Situação da Água no Mundo

De acordo com a ANA (Agência Nacional de águas) estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios. Logo, o uso desse bem precisa ser pensado para que não prejudique nenhum dos diferentes usos que ela tem para a vida humana.

A água não está limitada às fronteiras políticas dos países, razão pela qual quase metade da superfície terrestre é conformada por bacias hidrográficas de rios compartilhados por dois ou mais países. ANA também explica que o Brasil compartilha cerca de 82 rios com os países vizinhos, incluindo importantes bacias como a do Amazonas e a do Prata, além de compartilhar os sistemas de aquíferos Guarani e Amazonas. Esse cenário se traduz em diferentes e oportunas possibilidades para a cooperação e o bom relacionamento entre os países.

Vamos cuidar bem da nossa fonte de vida, nossa água, nosso planeta, nossa casa!

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros