22 de junho

GDF - Administrações Regionais
17/04/19 às 15h37 - Atualizado em 17/04/19 às 15h41

Praça do Bosque no Varjão mais segura e iluminada

COMPARTILHAR

Na manhã de ontem (16), a administradora Regional do Varjão, Nair Queiroz, levou uma demanda importante da comunidade para a Secretaria de Obras: a iluminação da Praça do Bosque, um local muito frequentado pelos moradores do Varjão, onde funciona o Centro do Idoso da região.

“A praça é uma área bem grande. Já existia um projeto, feito pela Novacap mas que ficou faltando a iluminação. Lá tem muitas árvores e está escuro. Concentra a marginalidade. Gostaríamos do apoio de vocês o quanto antes”, solicitou Nair Queiroz.

“Temos que andar de braços dados com vocês, os administradores, que vivem o dia a dia da cidade, conhecem as principais necessidades. As portas da Secretaria de Obras estão abertas sempre” disse Marcelo Galimberti, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras.

Segundo Sérgio Antunes Lemos, chefe da Assessoria de Gestão de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, o Varjão hoje é a única cidade do DF que tem 100% de seu sistema de iluminação pública com lâmpadas de LED.

 “ Isso fez com que o Varjão saísse do foco de cidade com índice de criminalidade. Ou seja, não compõe mais o grupo das cidades que tem um alto índice de criminalidade, o que é excelente”, destacou Antunes. “Temos que entender que a iluminação pública é a cara metade da segurança e precisam andar juntas. Não há segurança em locais escuros”, completou ele.  

A administradora disse que está muito satisfeita com os resultados da segurança na cidade. “Estamos nesse patamar. Estive essa semana em reunião na Secretaria de Segurança Pública e recebemos os dados de que caímos 65% no índice de criminalidade se comparamos o mês de março de 2019, com os números do ano passado”, comentou a administradora.

Praça do Bosque

De acordo com o Sérgio Antunes, mapear os locais onde estão escuros na praça, será o primeiro passo para iniciar o projeto de iluminação do local. “ Vamos já marcar uma visita para próxima semana e verificar o que já tem lá. Vamos fazer um orçamento e um relatório. A partir disso, a Administração poderá dar mais um passo, que é resolver a questão do orçamento para iniciar a obra” explica ele.   

Vamos esperar sua visita e da sua equipe na semana que vem no Varjão. A comunidade aguarda a iluminação pública dessa praça. Queremos uma área de convivência segura e iluminado. Será um sonho para todos nós.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros