27 de outubro

GDF - Administrações Regionais
20/02/20 às 12h12 - Atualizado em 20/02/20 às 15h06

Varjão leva demandas de transporte à SEMOB

COMPARTILHAR

 

 

 

 

 

Melhorias nos itinerários e horários das linhas de ônibus que passam pelo Varjão é sempre uma das principais demandas dos moradores da região. Por isso, a administradora Regional, Nair Queiroz, junto com a prefeita da Quadra 9, Lúcia Silvério, levaram a pauta para o secretário de Transporte e Mobilidade (Semob), Valter Casimiro, na tarde de ontem (20).

Um dos pontos discutidos foi que os horários de algumas rotas não estão sendo cumpridas de acordo com grade oferecida à população. As principais linhas são: 783 (Itapoã / Paranoá / Clube do Congresso – via Varjão); 141.7 (Circular Itapoã / Paranoá / Iguatemi – Via Varjão); 136.6 (Varjão / W3 Norte – Sul / Terminal Asa Sul) e 136.7 (Varjão / L2 Norte – Sul / Terminal Asa Sul).

“Secretário, viemos trazer algumas reivindicações a respeito do serviço de transporte público coletivo oferecido à nossa comunidade. Acreditamos que algumas linhas não estejam passando nos horários que deveriam passar. O tempo de espera numa parada de ônibus para algumas dessas rotas tem sido de mais de 1h, ás vezes até 2h, a depender do percurso”, disse Nair Queiroz.  

 

 

 

 

 

“Esses furos de viagem não deveriam ocorrer. A linha 783, por exemplo, deve sair de 10 em 10 minutos, principalmente no horário de pico. Realmente não faz sentido esse tempo de espera. Vamos ter de verificar isso, e fazer uma fiscalização. A grade de horários e percursos deve ser cumprida corretamente. Atrasos apenas quando o ônibus tem algum problema ou ocorre algum incidente nas vias”, explicou Casimiro.

Outra pauta discutida foi a criação do Terminal Rodoviário do Varjão. Para implementação do projeto, a Semob conta com o apoio do Ibram para se ter uma obra que atenda a população, e também ao apelo ambiental de preservação do Parque em volta do Varjão. De acordo com secretaria, o projeto está bem completo, tem a estrutura toda coberta, embarque e desembarque, tudo iluminado, conta com acessibilidade. “Essa obra está elencada pelo nosso governador Ibaneis Rocha como uma das prioritárias da pasta de Transporte. E ele tem me cobrado isso”, comentou o secretário. De acordo com ele, o Terminal será entregue a comunidade do Varjão em no máximo 6 meses.

 

 

 

 

 

“ A construção e ativação desse terminal rodoviário é um sonho antigo da população e algo muito necessário. Hoje temos um pequeno ponto de saída, que não tem a estrutura para atender a comunidade”, destacou a administradora do Varjão. 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros