A preocupação com o novo coranavírus não deve alterar a rotina de atenção com a dengue. Isso é o que o Governo do Distrito Federal tem alertado à população: manter-se vigilante nos cuidados contra o mosquito Aedes aegypti. No Varjão, as estratégias tem funcionado.
O último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde registrou uma redução de cerca de 54% dos casos de dengue na região, em relação ao mesmo período de 2019. De 29 de dezembro de 2019 a 04 de abril deste ano, foram notificados 28 casos. No mesmo período do ano passado, o boletim aponta 60 casos.
“No Varjão, a Administração Regional tem feito esse trabalho, constantemente. Lembrar a comunidade sobre a importância de combater a doença com ações de prevenção, tem nos trazido bons resultados” disse Nair Queiroz, administradora do Varjão.
Segundo ela, a parceria com a Vigilância Ambiental é essencial para dar continuidade às ações de prevenção e orientação da população. “Seremos incansáveis. Temos sempre a visita dos agentes da Vigilância por aqui. O Varjão é uma região administrativa pequena, e queremos diminuir ainda mais esses casos ”, completou. De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica, 92 % dos focos do aedes aegypti estão dentro de casa.
Na manhã de ontem (22), a equipe da Administração Regional do Varjão realizou um mutirão para distribuir mais um material lúdico e educativo à população.
Entre as iniciativas de enfretamento que são realizadas no Varjão periodicamente estão, mapeamento e limpeza das paradas de ônibus que podem estar acumulando água, e também dos terrenos e casas abandonadas, remoção de pneus, limpeza nas calhas, limpeza dos bueiros, da fonte da entrada da cidade, campanhas de conscientização, com entrega de material educativo à população, retirada de entulhos e inservíveis; pulverização do fumacê, ação de divulgação das orientações sobre o combate à dengue no carro de som e em todos os canais de comunicação da Administração.
DIA D
Na primeira semana de abril, a Administração Regional do Varjão em parceria com a Vigilância Ambiental realizou o DIA D de combate à dengue. A operação aconteceu em todas as quadras do Varjão, e em mais nove regiões administrativas. As equipes se dividiram para buscar o foco do mosquito dentro das casas e pelas ruas.
Nesta ação específica, 672 imóveis foram inspecionados. Também foram vedrificados 5.923 depósitos (criadouros artificiais, como recipientes descartados a céu aberto pela população e que servem como locais de acúmulo da água da chuva).
Administração Regional do Varjão
Qd. 2 Conj. A - Lts 13/14
Varjão - CEP: 71.555-043
Gabinete 99215-5864
BRASÍLIA - DF