30 de novembro

GDF - Administrações Regionais
25/10/21 às 22h43 - Atualizado em 27/10/21 às 10h46

Regras para as cidades em debate no PDOT e a preparação no seminário no Varjão

COMPARTILHAR

Na manhã deste sábado (23/10), a administração do Varjão reuniu a sua equipe, inclusive moradores, para participar da oficina temática de revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), e preparar Seminário neste mesmo tema para oportunizar maior conhecimento na cidade.

As equipes da SEDUH e o GDF em geral, mobilizaram moradores de quatro regiões administrativas do Distrito Federal (Varjão, Lago Sul, Lago Norte e Park Way), para este momento crucial. A oficina contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, Sr. Mateus Leandro de Oliveira.

As reuniões promovidas pela SEDUH aconteceram presencialmente no Centro de Ensino Médio Setor Oeste, na 912 Sul, e de forma virtual, pelo aplicativo Zoom e pelo canal do YouTube Conexão SEDUH. O objetivo das oficinas é ouvir dos moradores e dos funcionários conhecedores das cidades, quais os principais desafios a serem enfrentados nas regiões onde vivem. E são essas propostas que serão analisadas pelas equipes técnicas da SEDUH para serem contempladas no novo Plano Diretor.

A equipe do Varjão formada pelo administrador Professor Lucio Rogério, o Coordenador Executivo Francisco Nenem, o Coordenador Geral de Administração, Mailton Sabino, o Chefe da Assessoria de Planejamento, Wellington de Lima, o Chefe de Protocolo, Crislano Thomaz, a Gerente de Políticas Sociais, Eunice Nascimento, o Gerente de Desenvolvimento Econômico e Gestão do Território, Christophe Schubert e a Assessora Técnica do Gabinete Mari Luiza, deram um show na defesa de nossa amada cidade.

Dentre os pontos debatidos, os servidores da Administração do Varjão fizeram questão de ressaltar a habitação e a regularização de áreas, serviços ecossistêmicos, habitação nas áreas rurais, a organização dos serviços das chácaras, a preservação do meio ambiente, infraestrutura e o desenvolvimento econômico e sustentável.

Para apresentar os temas debatidos nas oficinas especificas de cada cidade, pelo Varjão, foram escolhidos a dupla de servidores da Administração do Varjão, Welington de Lima e Mari Luiza, que enfatizaram os pontos escolhidos, como por exemplo: alguns problemas que a cidade enfrenta como a rede de água e esgoto precárias, a falta de acessibilidade para deficientes físicos e pedestres. Outro ponto destacado foi a necessidade de escolas públicas na região e a grande dificuldade na coleta de lixo devido a falta de cultura em dispor o mesmo na hora certa de coleta, somado a falta de contêiner suficiente para a comunidade descartar o lixo.

A reunião foi finalizada após também ser apresentados a relação de pontos positivos da cidade, como por exemplo, o potencial turístico, a localização privilegiada, a construção da poligonal so Parque Varjão – Taquari, e a importante efetivação da Área de Desenvolvimento Econômico, que será prioritariamente destinada aos Oficineiros das quadras 2 e 3, (onde passaremos a ter duas lindas praças), destacado ainda o positivo avanço da legalização do comércio e moradia a preservação da área verde dentre outros. Esta é a sua Administração, a SEDUH e o Governo do Distrito Federal buscando transformar o Varjão na Pérola do DF!

Texto: Geysa Albuquerque

Ascom do Varjão

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros