30 de novembro

GDF - Administrações Regionais
8/11/21 às 12h48 - Atualizado em 8/11/21 às 12h48

Varjão destaca que o setor de chácaras da cidade tem potencial econômico e Turistíco

COMPARTILHAR

Na tarde desta quinta-feira (4/11), a Administração Regional do Varjão coordenou reunião entre os Chacareiros da Cidade e a equipe da Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. Utilizando o espaço de uma das Chácaras já demonstrando a capacidade de realizar eventos, o objetivo foi debater sobre as possibilidades de incentivar o turismo na região, especialmente o Turismo Rural, gerando emprego e renda.

Estiveram presentes no encontro o secretário executivo da Secretaria de Turismo, Rodrigo Costa e o Subsecretário das Regiões Administrativas, Nilton Veiga. Rodrigo  Costa palestrou aos Chacareiros sobre as  ações que a Secretaria de Turismo já empreendeu em Brazlândia, em Planaltina, no Lago Oeste, na Rota do Cavalo, entre muitas, todas de grande sucesso no Turismo Rural do DF e, em nome da Secretária Vanessa, colocou estas experiências a disposição do Varjão, já Nilton Veiga convidou a todos para irem a Sede da Secretaria, onde terão todo apoio técnico e orientação para elaborar projetos e buscar financiamentos, o Subsecretário reforçou a determinação da Secretária em implantar o Turismo no Varjão, reconhecendo o empenho do Administrador da Cidade.

Durante a reunião, vários pontos de preparação da Cidade pela atual gestão foram debatidos, dentre eles: obras de estacionamentos e calçadas, a construção de uma creche pública, a sondagem do solo para fazer a obra do restaurante comunitário e também a nova sede administrativa, a retomada das obras do terminal rodoviário, e o esforço para aprovar a nova Área de Desenvolvimento Econômico (ADE-Varjão) – que permitirá a transformação dos espaços hoje ocupados por oficineiros em Praças de Convivio; todos assuntos relacionados ao crescimento e melhora da cidade para sua população e influentes para trazer o Turismo ao Varjão. 

O administrador Lucio Rogério afirmou que a cidade precisa do potencial econômico dos chacareiros. "Nós vamos insistir nessa causa porque vocês são moradores antigos, estão a mais de 30 anos impedindo invasões e cuidando dos nossos mananciais, vocês trabalham com agricultura e criação de animais aqui nas chácaras, e somado ao nosso apoio ao IBRAN, para a criação do Parque Taquari Varjão, gera o potencial turístico, assim, vamos lutar para que esse mérito acompanhado de direito social, não seja retirado de nenhum de vocês, esta é uma posição Republicana, da qual não abro mão”, enfatizou.

 

Na oportunidade, o Professor Lucio Rogério destacou que a ideia é unir o sonho de fazer um parque regularizado que será bom para todos os moradores do Varjão, ao reconhecimento para que os chacareiros possam ter o direito a cessão dos espaços contidos neste Parque, (cada Chácara já existente), para explorar com eventos e serviços e ainda trazer solução aos residentes antigos, que aguardam há muitos anos a regularização. O Governador do Distrito Federal nos deu a ordem de cuidar das pessoas e de atender bem as demandas da Cidade e assim estamos fazendo.

O chacareiro Clovis Alves aproveitou para agradecer ao estímulo do Administrador Lucio Rogério em empreender e gerar renda. "Temos que aproveitar essa iniciativa, de nos organizar, de criar uma Associação, de nos unir, pois nunca antes um administrador ou qualquer autoridade teve essa consideração ou deu este apoio que o Lúcio está nos dando", frisou.

O grupo debateu ainda a organização da próxima reunião, que deverá acontecer com o IBRAN, a Administração Regional do Varjão e os Chacareiros para continuar a discussão sobre o Parque no entorno da Cidade. É o Governo do Distrito Federal e a Administração do Varjão transformando a Cidade na Pérola do DF!

Texto e fotos: Geysa Albuquerque

Ascom do Varjão

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros