17 de junho

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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/02/24 às 17h33 - Atualizado em 24/02/24 às 22h23

Dia D de combate à dengue e serviços marcam o sábado no Varjão

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A população do Varjão recebeu, neste sábado (24), as ações do Dia D de combate à dengue. Os diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) se uniram à 21ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, iniciada na sexta-feira (23), para levar, junto aos diversos serviços governamentais, atividades de conscientização da população contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Dezenas de agentes de vigilância ambiental em saúde (AVAS), 300 militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e profissionais da Defesa Civil do DF percorreram as ruas da cidade em vistorias domiciliares. Os carros do fumacê circularam pela região administrativa, e as equipes da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com caminhões basculantes e pás mecânicas, retiraram lixo, entulho e objetos descartados incorretamente.

A vice-governadora Celina Leão participou da ação e ressaltou as ações que o GDF tem feito no combate à dengue. “O Governo do Distrito Federal se colocou à frente dos problemas, tem administrado e ampliado cada vez mais o atendimento à população, seja com as tendas, e hoje aqui nessa ação social”, afirma. “A gente entende a importância também do governo estar presente ao lado da comunidade, temos a oportunidade não só de trazer serviços, mas de ouvir a população, as demandas e as reivindicações”, completa Celina Leão.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou a parceria do programa para o atendimento e orientações à população. “A cidade do Varjão é a 4ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão em combate à dengue, grande desafio para o GDF já no início de 2024. Todos os esforços estão concentrados, de forma coletiva, incluindo a população, para solucionarmos essa questão. Então, neste momento, ações efetivas contra a proliferação do Aedes aegypti e atendimentos aos cidadãos com sintomas da dengue estão sendo entregues por meio do programa”, destaca.

Nas estruturas montadas para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, as pessoas receberam orientações médicas, com oferta de hidratação intravenosa, testagem rápida e, em casos específicos, remoção de pacientes graves para hospitais regionais ou unidades de pronto atendimento (UPAs). Médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACSs) passaram a manhã atendendo a população.

Com dengue, a moradora Antônia Célia Praxedes, 60 anos, foi atendida pela equipe médica e recebeu as devidas orientações. “Passei pela triagem e a doutora já falou comigo, já estava sendo atendida na UBS [Unidade Básica de Saúde] e vim repetir os exames. Estou me sentindo bem melhor e espero não ter mais essa doença, fico feliz com a ação do governo, pois o atendimento foi mais rápido”, conta.

Serviços do GDF

Até as 12h, a população também pôde acessar os serviços do GDF Mais Perto do Cidadão, atividades artísticas, de beleza e lazer para adultos e crianças, atendimento psicológico, assistência social, além de serviços do Na Hora, Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, entre outras ações.

Um dos serviços mais procurados era a emissão de 1º e 2º vias do RG. A dona de casa Luzia Alves, 39 anos, aproveitou o evento e já estava com a senha em mãos para retirar a documentação. “Eu vim aproveitar a oportunidade, porque a minha já está velha e aqui é mais perto da minha casa. Trouxe minha filha e minha neta também. É muito boa essa ação que facilita para a comunidade fazer outros serviços também”, disse a moradora.

A comunidade pôde também atualizar as cadernetas de vacinação, com todos os imunizantes do calendário de rotina, exceto dengue e BCG. Foram disponibilizados também testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, hepatites e vírus da imunodeficiência humana (HIV), com oferta de orientações e preservativos.

Donos de pets levaram cães e gatos para aplicação de vacina antirrábica e consultas. O GDF Mais Perto do Cidadão iniciou a programação em fevereiro de 2023 e já realizou mais de 150 mil atendimentos à população em cerca de 12 meses.

Fonte: Agência Brasilia

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